Como todo o Esoterismo, a doutrina Martinista, tal como foi definida por Martinez de Pasqually em seu “Tratado de Reintegração dos Seres”, necessariamente recorre ao Exoterismo para exprimir verdades metafísicas, que é pouco perceptível e pouco exprimível por sua natureza. É assim que ela está integralmente vinculada à tradição Ocidental, e mais particularmente à cristã. Em relação ao problema da Causa Primeira, (Deus), o Martinismo torna suas as conclusões a que chegaram os teólogos cristãos e os cabalistas hebreus, ao menos quanto aos princípios sobre os quais as diversas escolas estão sempre em acordo: o ternário divino, “pessoas divinas”, emanação, e etc... Concernente ao restante, é particularmente gnóstico,(porém o que é apresentando nessa tese tem uma conotação diferente das escolas associadas com esse nome.)porque coloca em princípio a igual necessidade do Conhecimento e da Fé, e o fato de que a graça deve, para a...
"... nunca se deve ter medo de estar falando abertamente demais: o Verbo só atingirá aqueles que devem ser atingidos” Papus S .'. I '.'