As doutrinas de Jacob Boehme e Martinez de Pasqually representam duas vertentes complementares da teosofia cristã moderna, unidas pelo propósito de explicar a origem, a queda e a reintegração do homem e do cosmos, ainda que adotem métodos distintos para atingir esse objetivo. Boehme, místico alemão do século XVII, concebe Deus como Ungrund, o abismo sem fundo, um princípio absoluto e indeterminado do qual emana o Desejo divino de se conhecer. Esse movimento gera a dualidade fundamental entre luz e trevas, amor e ira, estabelecendo a base para a manifestação do universo e para o surgimento da consciência humana. A queda resulta da separação da Vontade da Luz, criando exílio e ignorância, tanto no homem quanto nos anjos. Para Boehme, a reintegração não depende de rituais externos, mas da regeneração interior, do despertar da Sophia, a sabedoria divina, e da reconciliação dos opostos na alma, culminando no nascimento do Cristo interior. O homem, como microcosmo do universo, participa ativ...
"... nunca se deve ter medo de estar falando abertamente demais: o Verbo só atingirá aqueles que devem ser atingidos” Papus S .'. I '.'