No dia 22 de dezembro comemoramos na Igreja Gnóstica o Dia de Raphael Arcanjo em conformidade com o calendário litúrgico. Seu nome significa em hebraico: "D'us Cura" e na iconografia cristã apresenta-se sob a imagem meditativa de um jovem alado que traz um vaso em sua mão direita contendo o bálsamo que cura, acalma e regenara, atributos de sua armada elemental, o Ar. Em sua mão esquerda traz o cajado símbolo do Guia, aquele que é o Bom Amigo de Tobias. Sua "Cura" está relacionada a regeneração do ser, preparando-o física, moral e espiritualmente para a reintegração.
É citado nos textos cristãos, judaicos e islãmicos; domina o Leste, local do luminoso Sol Nascente, a fria luz do amanhecer. No islamismo é dito que Raphael "soprará" as trombetas do Juízo Final, assinalando mais uma curiosa ligação deste Arcanjo com o elemento o qual rege.
Segundo a visão de Ezequiel, Raphael Arcanjo possui a cabeça de Humana, regendo os signos de Ar, ou seja, aqueles que possuem símbolos humanos (Gêmeos, Aquário, Libra), manifestando-se com o pantáculo do signo fixo de Ar (Aquário), envolto pelos vapores amarelo-dourados, regendo a razão, pensamentos, intelecto e aprendizado.
Tau Jean - E+G+J+
Comentários
Postar um comentário