As lendas dizem que En No Gyōja, patriarca do Shugendô, visitou a montanha de Kinpunsen visando, através de um retiro, obter contato místico com uma deidade que pudesse guia-lo no caminho de libertação dos seres senscientes e subjugar as criaturas demoníacas, destruindo a ilusão.
De acordo com a tradição, Zaō Gongen apareceu em resposta às orações do mestre, porém, só após insistentes apelos e aparições prévias de outras divindades budhistas pacíficas.
No início três divindades pacíficas surgiram para o mestre: 1° O próprio Budha histórico, Shakyamuni, Senhor das Eras Passadas; 2°O Bodhisatva da Compaixão, Kannon de Mil Braços, Salvador da Era Atual; 3° Miroku Bosatsu, o Budha Futuro, Restaurador do Dharma.
En no Gyōja prosseguiu em suas preces novamente, concentrando-se em uma divindade específica que revelou-se, o Avatar Zaō Gongen, concedendo à En no Gyōja poderes sobrenaturais. Esta lenda surge por volta dos séculos XII e XIII, após a passagem final de En no Gyōja, possuindo ainda muitas variações.
Em uma das variações conta-se que a primeira divindade a surgir teria sido Jizō Bosatsu, mas teria sido rejeitada pelo Mestre como uma ilusão de sua mente. Somente mais tarde, após muitos outros truques de sua mente terem se manifestado através de formas de divindades tentando iludi-lo (Maya), é que emerge e manifesta-se a sua frente a forma irada de Zaō, um Protetor do Ensinamento.
Outras versões contam que Zaō teria surgido na forma de uma mandala, sentado sobre uma Jóia que realiza desejos no Lago Seiryū localizado no pico do Monte Kimpu. Outras dizem que enquanto En meditava no Monte Yūjutsu, a Deusa Benzaiten teria aparecido no sétimo dia, tornando-se conhecida como Tenkawa Benzaiten; no décimo quarto dia teria surgido Jizō Bodhisattva, este teria se manifetsado como Shōgun Jizō (Jizō do Campo de Batalha) de Kawakami. Finalmente, no vigésimo primeiro dia Zaō Gongen apareceria como a Divindade Irada conhecida como Kōjin, incorporando as identidades de Dainichi Buddha, Shakyamuni Buddha, e Amida Buddha.
Zaō Gongen é talvez a Divindade mais poderosa da tradição religiosa das montanhas nipônicas (Sangaku Shūkyō 山岳宗教). É normalmente venerado pela população de todas as cadeias montanhosas desde Yoshino até Kumano (o ponto focal dos praticantes de Shugendō), em diversos Templos Budhistas e Santuários Shinto por todo o país. Por tratar-se de uma Divindade Irada está associado ao culto dos Guardiões e Protetores que, nesta tradição, é regida por Fudo Myoo.
Tradução Hein
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