POR RENAN ROMÃO*
Figura 01: Templo do monte Kurama: local onde Mikao Usui realizou seu retiro.

1. INTRODUÇÃO
Temos
observado nas últimas décadas, especialmente a partir das pesquisas de Frank
Arjava Petter, um fenômeno de busca, por parte dos ocidentais, de estilos de
reiki de origem japonesa. A busca parece se justificar pelo fato destes estilos possuírem uma ligação mais estreita com a "tradição", ocupando um certo lugar no imaginário dos ocidentais, graças a sua conexão com indivíduos que foram ou são membros da Escola de Reiki Usui. Como esta
escola adota uma política de não abertura de candidatura à membros não
japoneses, aqueles que tiveram ou têm contato com os ensinamentos
desta possuem uma posição privilegiada sobre o método Usui, que acaba lhes
conferindo certa “autoridade”. Apesar desta ligação muitos ignoram o fato
destes estilos ou sistemas terem sido contemporaneamente fundados no Japão.
A
criação atual destes estilos japoneses, dos anos 1990 em diante, por parte de
membros e ex-membros da escola fundada por Usui Sensei é, portanto, uma
alternativa possível de dar acesso parcial aos ocidentais às técnicas ali
empregadas e, em certa medida, perdidas na difusão do Usui Shiki Ryoho Reiki,
de Hawayo Takata, o estilo mais popularizado no ocidente, a partir dos EUA. Não
são o “método original de Mikao Usui", mas o mais próximo disso
que os ocidentais podem ter acesso, por assim dizer.
Três
estilos (Gendai Reiki, Jikiden Reiki e Komyo Reiki) se popularizaram a partir
deste conhecido "retorno à originalidade", que já é bem conhecido na
história das instituições que, em prol de um "resgate da
originalidade", acabam fazendo uma série de atualizações e inovações em
técnicas, grupos e movimentos mas as encobre sob o título de serem “tradicionais”.
Propomos uma descrição e análise de cada um destes estilos, tendo em vista a
falta de artigos em português sobre o tema.
2.1 GENDAI REIKI (現代霊気) –
Método de Reiki Moderno
O
primeiro destes estilos chamado "Gendai Reiki Ho" foi criado pelo Sr.
Hiroshi Doi, significa literalmente "Método Moderno de Reiki" e traz
em si elementos claros da técnica ensinada na Western Radiance Technique Reiki,
EUA, de Barbara Webber, uma das herdeiras de Hawayo Takata, portanto, do Reiki
ocidental. Isso se dá porque o Sr. Hiroshi Doi teve como mestra Mieko Mitsui
que, por sua vez, estudou com Barbara Ray). Considerando este percurso a “árvore
reiki” do Sr. Hiroshi Doi pode ser reconstruída da seguinte maneira:
Mikao Usui → Chujiro Hayashi
→ Hawayo Takata → Barbara Ray → Mieko Mitsui
→ Hiroshi Doi (Estilo de Reiki:
Gendai Reiki Ho)
Nota-se
em verdade, uma reforma do Reiki de Takata, incluindo técnicas do Reiki de
Usui, outros emprestados de outros sistemas de cura e algumas criadas pelo
próprio Sr. Hiroshi Doi. Interessante notar que Sr. Doi buscava desenvolver sua
própria técnica de cura, tendo estudado diversos sistemas:
“Entre os sistemas
que ele menciona estão: Respiração Nishino, Cura Shinmeikan, Shinkko SAS,
Genikooku Kiko, Cura Cristal, Cura Kihodo, Kiko Hipnótico, Osteopatia,
Balanceamento de Energia, Cura Astral, Método de Controle da Mente Silva,
Técnica de Vibração Natural, Seikiho, Dokiho, Terapia do Equilíbrio e Trabalho
Corporal Multidimensional” (DEACON, 2008)
Em
verdade, não difere em seu conteúdo e “sincretismo” de tantas outras técnicas
de reiki criadas no ocidente a partir do Reiki de Takata, o Usui Shiki Ryoho,
tendo apenas incluído algumas das técnicas do Reiki de Usui, tornando seu estilo
recém fundado mais atrativo àqueles que buscam “originalidade”. Como afirma:
"(...) haviam várias
escolas, pensava de que maneira poderia incorporar tudo em um único e
praticá-los. Depois de um tempo, descobri que haviam duas chaves em comum entre
elas que eram cura do corpo e da mente e a elevação da espiritualidade. Sobre
esta base eu desenvolvi o Método de Reiki Moderno (Gendai Reiki Ho), como um
Reiki prático para a gente moderna". (DOI, IYASHI NO GENDAI
REIKI HO, 2002).
O Sr. Hiroshi Doi, entretanto, nunca afirmou
estar ensinando o “Reiki Original”, afinal nunca se tornou um Shinpiden da Usui
Gakkai (Escola Usui), não possuindo direito de iniciar ou ensinar aquele estilo
de Mikao Usui. A versão específica da
Sintonização (Reiju) que utiliza em sua Gendai Reiki Ho é uma criação própria
do Sr. Hiroshi Doi, numa tentativa de replicar o Reiju da Usui Gakkai, algo que
o Sr. Doi, que não atingiu o Shinpiden, não foi treinado em fazê-lo, apenas
supondo.
2.2 KOMYO REIKI KAI (光明霊気)– Reiki
“Luz Brilhante”
Este
método de reiki, apesar de chamado no ocidente de “tradicional”, foi fundado na
contemporaneidade pelo Sr. Hyakuten Inamoto, monge budista da Escola Jodo
Shinsu, a partir do treinamento que este recebeu de Chiyoko Yamaguchi, não membro
da Usui Gakkai mas treinada por Hayashi, ela foi mãe do fundador do Jikiden Reiki, nos anos 1990. O fundador
afirma que:
“Como você sabe, a Sra. Yamaguchi foi minha professora de
Reiki, isto é, tivemos uma relação professor / aluno. Tadao era o filho mais
novo da professora. Isso é tudo. Quando eu tive o treinamento de Reiki com a
Sra. Yamaguchi, Tadao ainda estava praticando outra modalidade de cura chamada
“Jorei”. (...) Eu já estava ensinando Komyo Reiki quando Tadao oficialmente criou
o Jikiden Reiki no ano 2000. Em outras palavras, nasceu o Komyo Reiki antes de
Jikiden Reiki. Para mim, Jikiden, e Tadao são irmãos mais novos meu e do Komyo Reiki.”
Como
sua mestra teria o instruiu a não ensinar o método que ela lhe treinara, o Sr.
Inamoto criou seu próprio método baseado no dela, como alternativa. Desta
maneira sua “árvore reiki” pode ser remontada da seguinte maneira:
Mikao Usui → Chujiro Hayashi
→ Wasaburo
Sugano → Chiyoko
Yamaguchi → Hyakuten
Inamoto.
Assim
como outras técnicas de reiki, o Komyo Reiki possui influência de muitos
elementos introduzidos por seu fundador, inclusive do método Gendai Reiki Ho,
já que o Sr. Inamoto atuou como tradutor de Hisroshi Doi por muitos anos. Ainda
se nota influência do modelo de Reiki empregado por Lee Rand (Karuna Reiki)
especialmente na forma que realiza a sintonização (Reiju), na divisão em quatro
níveis, no ensino do primeiro símbolo apenas a partir do nível 2, bem como a
adoção do símbolo DKM que não aprece na metodologia japonesa, ao menos a que
temos acesso a partir dos estudantes da Usui Gakkai (DEACON,2008).
A
influência de sua confissão budista pode ser notada na prática do “Reiki da Luz
Brilhante” (Komyo Reiki) de Inamoto, que apesar de ser da “Escola de Budismo
Terra Pura” optou por introduzir práticas próprias do “Budismo Esotérico” em um
aceno de “tradicionalização” já que Mikao Usui estava ligado à Escola Tendai de
Budismo Esotérico. A introdução de três mudras (gestos simbólicos com as mãos)
usados na sintonização, a saber: Jo Sango, Renge Bu Sanmaya e Butsu Sanmaya, tradicionalmente
usados no “Goshimbo” (Proteção Quintupla” nos rituais do Budismo Esotérico
Shingon e Tendai, bem como a meditação sobre a respiração.
Inamoto
enfatiza que o sistema de Reiki que propõe tem como objetivo servir de método
de transformação e iluminação pessoal, não se limitando a um método de cura
suplementar. Mostra-se, como outros métodos de Reiki, um sincretismo de
técnicas modernas de reiki japonês, como Gendai e Jikiden, bem como de sistemas
ocidentais de Reiki.
2.3 JIKIDEN REIKI (直伝霊気)–Reiki
de Transmissão Direta
O terceiro
e último método aqui abordado será o Jikiden Reiki, criado por Tadao Yamaguchi
e sua mãe, a Sra. Chiyoko Yamaguchi, mestra do Reiki ensinado por Chujiro
Hayashi Sensei. Em verdade, o emprego do nome “Jikiden Reiki” foi tardio por
parte da Sra. Yamaguchi, que afirma ensinar integralmente o Reiki de Hayashi,
notando-se aqui algumas contradições ao compararmos este método ao método de
Takata.
Segundo
a Sra. Yamaguchi, esta desconhecia o termo “shinpiden” como sinônimo do
terceiro grau de Reiki e também não reconhecia o símbolo DKM como sendo próprio
da técnica do Sr. Hayashi, apesar de o diário de Takata, aluna de Hayashi
confirmar que aprendera com ele o DKM. Tudo indica que o DKM é uma introdução
posterior de Hayashi Sensei ao sistema Reiki, e não tendo a Sra. Yamaguchi
estudado diretamente com Hayashi, mas sim com seu tio Sr. Wasaburo Sugano, seu
reiki teria sofrido de alterações por este. Temos na “árvore reiki” da Sra. Yamaguchi
o seguinte quadro:
Mikao Usui → Chujiro Hayashi
→ Wasaburo
Sugano → Chiyoko
Yamaguchi →Tadao
Yamaguchi
Dentre
outras diferenças encontradas no Reiki aprendido pela Sra. Yamaguchi daquele
aprendido por Takata Sensei estão: ligeiras
diferenças no traço dos símbolos dos níveis II e III, o ensino do “símbolo de
poder” no nível I, nomes diferentes atribuídos aos mesmos símbolos
(considerados pelo Jikiden Reiki como “jumon”) e ausência de manuais e
certificados. Muito se questiona, neste método de Reiki, a insistência de sua
fundadora em omitir seu mestre, Sr. Wasaburo Sugano, de sua linhagem, tanto por
ocultar seu nome quanto por querer aproximar-se de Hayashi Sensei de modo a
conferir-se maior prestígio.
Uma influência
do Reiki ocidental pode ainda ser percebida na divisão do mestrado em duas
partes, no ocidente conhecidos como níveis III-A e III-B, herança da Reiki
Alliance, não existindo no sistema de Hayashi. No Jikiden Reiki o chamado o
Shihan-Kaku (Professor Assistente) só é autorizado a iniciar pessoas no nível
I, já o Shihan (Professor) é autorizado a iniciar pessoas nos níveis I e II, já
o nível III só pode ser conferido por um Dai Shihan (Professor Sênior), sistema
este comparado ao Reido Reiki, outra técnica moderna de Reiki japonês.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como apresentado
ao longo do texto, os três sistemas de Reiki mais populares no ocidente como “tradicionais”,
ou seja, sinônimo de proximidade com o sistema de Reiki criado por Usui, e
ainda hoje ensinado na Usui Gakkai, possuem todos não apenas uma fundação
contemporânea recente, pós década de 1990, como receberam todos influências dos
sistemas ocidentais de Reiki, especialmente da Reiki Alliance de Barbara
Webber. Sua “tradicionalidade” está muito mais fundada em sua origem japonesa
que em sua fidelidade aos ensinamentos da Usui Gakkai que, sendo reservada à
ocidentais, alimenta o surgimento de sistemas modernos japoneses que atendam a
este público ocidental que anseia pela técnica “original”. É curioso que,
conforme discutido ao longo do texto, estes sistemas remontem ao Reiki ensinado
por Chujiro Hayashi Sensei, ou seja, contendo já suas modificações, portanto
também não são necessariamente os ensinados por Mikao Usui.
Ainda
é importante assinalar que a busca por um “Reiki tradicional” por aprte dos
ocidentais sintonizados no sistema de Hawayo Takata Sensei, o Usui Shiki Ryoho,
difundido tanto pela Reiki Alliance quanto por sua neta Phillis Furomoto, dá-se
em um contexto de sobreposição entre a “japonicidade” e a “tradicionalidade”,
ou seja, quanto mais japonês mais tradicional será o Reiki, e como visto, os
sistemas modernos japoneses estão repletos de influências do Reiki ocidental. Como
afirma Deacon (2008):
“Parece-me, após anos de pesquisa sobre o Reiki, que a
única coisa que Hawayo Takata omitiu de Usui Shiki Ryoho quando a introduziu no
Ocidente foi a terminologia japonesa que ela usou para descrever seu conteúdo.
Desde então, tem havido muitos acréscimos ao que era um sistema muito simples e
claro de Reiki. Seu sistema concentrou-se no aspecto curativo do Reiki, mas não
em detrimento do desenvolvimento espiritual pessoal.” (DEACON, 2008)
Assim sendo, o sistema de Hawayo Takata não
difere muito dos sistemas Jikiden, Gendai e Komyo, todos pertencentes à mesma
categoria de “variedade do sistema Chujiro de Reiki”, tendo inclusive
influenciado seus “irmãos mais novos”.
BIBLIOGRAFIA
DEACON, James. On Gendai, Jikiden, and Komyo: Just how
'traditional' are these 'Japanese Reiki' styles? , 2008. In: https://www.aetw.org/reiki_huh.htm
DOI,
Hiroshi. IYASHI NO GENDAI REIKI HO de Hiroshi Doi - publicado
em Espanhol pela Editora Uriel - Buenos Aires - Argentina em 2002.
ELLIS, Richard. Traditional Eastern Reiki Versus Western Reiki. In: http://www.practicalreiki.com/blog/traditional-eastern-reiki-versus-western-reiki/
LUBECK, Walter; PETTER, Frank Arjava; RAND, William
Lee. The Spirit of Reiki: From Tradition to the Present Fundamental Lines of
Transmission, Original Writings, Mastery, Symbols Treatments, Reiki as a
Spiritual Path and Much More. Lotus Press, 2001.
USUI, Mikao; PETTER, Frank Arjava. The Original
Reiki Handbook of Dr. Mikao Usui. Lotus Press, 1999.
*Reikiano desde 2001, Mestre no Sistema "Usui Shiki Ryoho" e "Karuna Ki", Shihan no Sistema "Gendai Reiki Ho". É Psicólogo, Pós-graduado em Docência no Ensino Superior, Especialista em Psicologia Analítica, Mestre e Doutorando em Ciências da Religião. Endereço para contato: frater.ael@gmail.com.
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