Pular para o conteúdo principal

O.T.O. Ritual – Iº Grau - Theodor Reuss (Pré Thelêmica)


Os infelizes e necessitados, que não estão despidos nem vestidos, que não usam sapatos ou estão descalços, são aqueles que buscam no solado da porta do templo.”


O Buscador deve então despir-se, pondo de lado toda a roupa. Qualquer joia que ele tenha pode, por ora, ser retirada — ele recebe uma camisa branca para vestir — à esquerda do peito e à esquerda do braço ficam expostas, exatamente da mesma forma que o joelho esquerdo e o pé direito (como com o sapato desgastado). Com os olhos vendados e um cordão em volta de seu pescoço, em sua mão esquerda ele segura um compasso aberto a 45 graus, com um único ponto no coração.


Enquanto o candidato está na sala da tumba, a Câmara do Silêncio, ele põe esse círculo de lodo, mas, ao novamente abrir os olhos, estes continuam vendados da mesma forma que estavam quando entrou no templo.


Prova da Terra


Assim que estiver pronto, o Neófito será levado para dentro da Câmara da Reflexão — o túmulo dos mortos e perdidos. Uma pequena vela será trazida adiante, proporcionando apenas luz suficiente — as duas velas ainda não queimam. Na parede, ele lerá as palavras: “Visita Interiora Terrae Rectificando Invenies Occultum Lapidem Veram Medicinam.”


Ali, o neófito faz o seu testamento, respondendo às seguintes questões:


1. Você acredita em uma divindade?

2. Qual é a determinação de um homem?

3. O que você espera de nós?

4. O que nós temos que esperar de você?

O Mestre de Cerimônias traz as respostas escritas para o Mestre do Templo. Então, ele vai para detrás do candidato e o convida a abrir mão de todo o seu dinheiro, de todas as preciosidades, objetos de metal e de pele para colocar na base do altar. Para tornar a recepção efetiva, o candidato não deve carregar nenhum adorno de metal consigo (bijuterias, anéis etc.), assim como fivelas ou alfinetes.


O Mestre de Cerimônias vai até o neófito:


Mestre de Cerimônias (MC):

“Querido Neófito, bendito sejam os três pontos do nosso sagrado triângulo. Como mestre de sua loja, eu o abençoo e ofereço minha mão para conduzi-lo através dos vários estágios da iluminação. Eu peço sua máxima atenção, sua devoção e confiança, para que sua iniciação à sagrada Ordo Templi Orientis seja conduzida em paz e iluminação interior. Vá agora até a vela acesa e, estendendo a vela, encontrará à sua esquerda. Então, mire-se no espelho à sua frente e fale as seguintes palavras em voz baixa:


Neófito (N):

“Luz da Prosperidade... vós, símbolo da iluminação, permiti que seus raios brilhem na escuridão e iluminem meu caminho.”


MC: Apague a vela à sua direita e fale as seguintes palavras:


N:“Luz que apaga as trevas... o cruzamento de seus raios e contorno fixo é sombra estendida: o morrer de um sem o outro. Um símbolo de alívio da dor e da tristeza, um símbolo de iluminação e de esperança.”


MC: Sente-se confortavelmente na cadeira à frente de seu verdadeiro altar, ao mais próximo possível da luz das velas — símbolo da iluminação, da clareza espiritual e da revelação da luz do novo sol. Agora deixe você ser o seu verdadeiro eu.


Explicação: Quando o Mestre de Cerimônias se afasta e tranca a porta pelo lado de fora, o neófito ficará só para lutar contra si mesmo.


N:

Antes de cruzar o limiar, eu devo encarar o terror de minha vida nos olhos. O medo me embosca na saída; para lutar contra isso eu preciso da força divina dentro do meu ser.


(Olha-se durante vários minutos no espelho.)


Explicação: Leve a pequena vela acesa até o altar. Com o dedo indicador da mão direita, desenhe uma cruz na superfície do espelho. Você deve manter o olhar fixo no espelho. Na altura dos olhos, trace uma linha reta de 10 centímetros para baixo. O suor de seus dedos deixará um suave desenho no vidro.


Então, para terminar a cruz, trace uma linha da esquerda para a direita. Agora, de um passo para trás, olhe para a cruz que você fez e fale suavemente essas palavras:


N:

“Saudações: para ti, símbolo de vida, de amor e ressurreição. No centro deste signo sagrado, a rosa aparece como símbolo da alma do homem. Vós, ó Rosa, amor em diante, series meu símbolo. Saudações, Rosa Cruz.”


Explicação: Permaneça de pé, concentrado na cruz que invisível você fez, até que ela clareie e clareie até desaparecer. Observe atentamente o que você vê e experimenta. Concentre-se dessa forma por aproximadamente 3 minutos e interprete. Agora pressione a ponta de seu indicador esquerdo entre as sobrancelhas e fale:


N:

“Paz.”


Explicação: Agora sente-se e interprete, por um instante, as sucessivas questões à sua frente, em um murmúrio. Levante seus olhos para o reflexo de seus olhos no espelho, respondendo à questão em silêncio. A resposta é Sim ou Não. Olhe sua própria imagem refletida enquanto dá cada resposta:


1. Você tem vontade de descobrir o mistério da existência?

2. Você quer descobrir o segredo que se esconde na saída?

3. Você aceita seu próprio espírito?

4. Você consegue ouvir a voz que tem as respostas?

5. Você tem vontade de ouvir novamente?

6. Você sabe que sua voz interior quer lhe falar, se você se permitir?

7. Você sabe que sua voz interior é o guardião e protetor de seu Sanctum?

8. Você permitirá que sua voz interior fale com você?

9. Você sabe que esse sagrado guardião sempre estará em seu Sanctum para guiá-lo e protegê-lo?

MT: — Quem atesta por ele(a)?

MC: — O Irmão Real!

MT: — Ele está preparado para passar pelas provas sem resistência?

MC: — Sim!


O Primeiro Guardião estende a mão direita ao Buscador no chão:

— Da Terra você veio, para a Terra você irá. Saudações à Terra.

(O primeiro guardião coloca a espada no peito do Neófito com a mão esquerda).


MT: — Não pode se tornar um Iniciado aquele que não é livre ou maior de idade. Então, eu pergunto a você: você é livre e maior de idade?


MC questiona novamente o Neófito:

MT: — E, mais adiante, devo perguntar: você está preparado para passar pelas provas ao longo do Caminho da Verdade? Você deve deixar para trás sua própria idade, experimentar e reavaliar velhas crenças sobre o bem e o mal, moralidade e imoralidade, para seguir sua jornada com o coração virgem, para encontrar uma nova vida. Você está preparado para tanto?


MC questiona novamente o Neófito.

MT: — Nós não estamos prontos para realizar o seu desejo se você não provar que está de acordo com nossos caminhos. A serviço da Arte Real nós rejeitamos toda intolerância, força violenta ou identificação que em toda religião existe com a Verdade, que passa pelo caminho da Oposição e encontra o caminho para o coração de todas as pessoas. O membro de nosso grupo pode conduzir você à vantagem imaterial e, em breve, exigir sacrifícios de você. Precisaria que apenas um desses pontos não seja entendido por você ou que você não esteja preparado a trazer fundamentos para si. Portanto, seja franco conosco. Nós queremos o mínimo possível que você se desaponte conosco e que nos desapontemos com você. Nós deixamos você ir, nesse caso, sem ressentimentos e seu nome nunca mais será citado em nossa Loja. Se, apesar disso, é sua vontade instalar todos os seus poderes a serviço da arte real, então transmita confiança para suas Irmãs e Irmãos desta Ordem, que tem seguido o caminho antes de você. Eu lhe faço três perguntas e sua aceitação final dependerá de você:


1. Você gostaria de estabelecer-se, da mesma forma que nós, a serviço da humanidade?

2. Você está verdadeiramente preparado para cumprir com as responsabilidades que receberá?

3. Você está pronto para confirmar isso com um juramento sobre o Livro Sagrado?


N: — Sim (ou não, depende da sua vontade)...


MT: — Cego o homem é o sepulcro. É como é forte sua aspiração pela luz da verdade, e talvez ele ainda não esteja apto a encontrar isso, nem com seu próprio poder, nem com a ajuda de seus amigos. Nós participamos de uma sociedade que desde a aurora dos tempos é totalmente dedicada a esta luz, e quem se une a nós jamais negou um encontro com essa luz. Três vezes você deve viajar da manhã para a igualdade e mais uma vez para a igualdade, e assim que você não mais tropeçar, será guiado por Irmãos e Irmãs que conhecem essa trilha antes de você. Irmãs e Irmãos, acompanhem então o Neófito em sua jornada através da vida, durante a qual todo apoio que for exigido da A.C.A.W. para esse suporte, para dirigir Irmãos e Irmãs, lhe será concedido.


MC induz o candidato a ajoelhar-se. Todos se levantam e fazem o sinal.


1º G: — Nós prosseguimos na primeira jornada, do Oeste ao Norte, do Leste ao Sul e de volta ao Oeste. (O No Norte: mergulhe a mão esquerda do candidato na água, permitindo-lhe fazer a cruz, da testa ao umbigo, do ombro esquerdo ao ombro direito — alguém conduz, quando necessário, a mão do candidato). Durante a cerimônia, fala-se: Saudações para a Água (fala em direção ao Oeste): este é o caminho do autoconhecimento (correntes chacoalham). As pessoas creem que conhecem a si mesmas, mas as suas restrições as oprimem o quanto estão cegas, aprisionadas em sua própria desilusão.


MC: — Àqueles que são conduzidos para dentro de nosso grupo apenas por curiosidade nada encontrarão em nosso grupo... para nós, simples curiosidade não satisfará.


1º G: — Amabilíssimo MT, nós temos viajado do Oeste para o Norte, Leste, Sul, retornamos ao Oeste, e não encontramos a luz que procurávamos.


MT: — Deve avançar em sua jornada! (bate).


2º G: — Nós prosseguimos em nossa segunda jornada para o Sul (No sul, as chamas: Lycopodium, água de colônia ou álcool — alguém coloca a mão direita do candidato sobre a chama, sem segurar durante alguns instantes).


Saudações a ti, Fogo (o Ruído de armas — avança vagando — no Sul fala):


— O fogo da paixão queima em torno de você e começa a destruí-lo. (Aqui termina o som de armas). Aquele que chega a salvo caminha pela senda da luz.


MT: — Convido minhas Irmãs e Irmãos (todos levantam-se para a saudação). Oh, Benefitor amado, ajude o Buscador a suportar o teste do fogo para encontrar a Luz... Amém. Então, a partícula será.


Todos: — Então, a partícula será. (saudação completa — clamor de arma — eles sentam-se).


2ª G: Nós seguimos viagem através do Norte para o Oeste.

MC: Aquele que não desejar lutar contra suas faltas não tem nada a buscar em nosso grupo. Para entrar em nosso grupo cada um deve superar suas faltas.

2ª G: Amabilíssimo MT – Nós temos viajado sob seu comando e ainda não encontramos a luz.

MT: Você deve avançar em jornada...

1º G: Nós prosseguimos em nossa viagem através do Norte para o Oeste (no leste uma brisa com o leque). Saudações ao Ar! Este é o caminho para a Verdade! Seja verdadeiro consigo, oh buscador, ou você despencará para dentro do Abismo, de onde não existe escapatória.

MT: Convido minhas Irmãs e Irmãos (todos levantam-se para a saudação). O Lorde e Pai de todos nos ajudará, oh Buscador, a renascer em espírito, para que ele(a) possa ser instalado como uma laje para construção dentro do Templo da Humanidade! Amém, e contigo assim será.

Todos: Amém... então, partiu! (finaliza a saudação e todos sentam).

1º G: Nós seguimos mais além através do Sul para o Oeste.

MC: Qualquer um que faça a diferença entre uma pessoa e outra, pois na presença do Pai supremo todas as pessoas são iguais.

1º G: Amabilíssimo MT, nós concluímos nossa terceira jornada e, novamente, alcançamos o Oeste. Ainda assim, nós não encontramos a Luz, mas acreditamos que estamos perto disso.

MT: Após o Buscador ter experimentado as amarguras da vida – MC entrega uma taça com bebida amarga.

MT: E, beber da taça do sofrimento, que foi e não é mais vazia, deixem-no em sua guarda, em quarta jornada junto de Tapios, o projeto de construção do Templo, e assim, ele vem próximo ao Altar do Oeste, em direção ao Oeste.

1º G e 2ª G conduzem o Candidato — o pé esquerdo será colocado à frente, e o direito será colocado em ângulo de 90º em relação ao esquerdo. Então, o pé esquerdo será colocado na frente, e o esquerdo será depois atraído da mesma maneira... então o esquerdo ficará à frente e o direito na mesma medida instalado perto.

MT: Você, após ter passado por todas as provas, ainda sente vontade de pertencer à nossa Sociedade? Se sim, responda com SIM!

Candidato: ... (Sim ou Não)

MT: Irmão (ou Irmão responsável), conduza o Candidato ao altar. Minhas Irmãs e Irmãos, em ordem, conforme o Mestre! (Todos levantam-se e fazem o sinal). O joelho esquerdo no chão, a mão direita descansa sobre a mão do seu guia na Bíblia (João) e a Espada Sagrada... nessa posição você repete palavra por palavra as seguintes sentenças, juramento por sentença: “Eu, ........, juro e prometo solenemente com isto, perante Deus Todo-Poderoso Criador de todos os Mundos, sobre a Espada Sagrada, na mão de meu guia, proteger com segurança os segredos do primeiro grau de uma pessoa profana; guardar as leis da Ordem com diligência e não revelar a ninguém fora de um círculo oculto concernente às condições e votos de minha Iniciação. Se, em algum momento, quebrar esse juramento e esses juramentos, deixarei vazar impaciente pelo espaço, e farei que eu seja um dia esmagado na terra. Isso eu juro pelos sábios mestres do Leste... que ouçam as minhas palavras. Amém!”

Todos: Amém!

MT (golpeia o candidato com o Martelo): Então, eu o recebo como Adepto da Loja da Fraternidade VERITAS MYSTICA MAXIMA. (2º golpe no candidato) Em nome do Todo-Poderoso Criador de Todas as Palavras... (3º golpe no Candidato) Pelo poder de meu ofício, levante-se Irmão (Irmã) Jakin!

Todos tremem saudando.

MT: Amados Irmãs e Irmãos, deixe-nos cumprimentar nosso novo Irmão/Irmã no costume maçônico. Com 3x3 Todos (aplaudem) Husseh!

MT: Eu cumprimento o novo Irmão/Irmã (guia o Candidato para o Oeste e prende-o na corrente de ferro ao Leste).

MT: Para a corrente, minhas Irmãs e Irmãos! Irmão/Irmã Neófito, então você deseja ser nomeado de agora em diante – o que você mais deseja neste momento?

Candidato: (com a ajuda do MT): LUZ!

MT: Ajudem-me, Irmãos e Irmãs, a dar a ele (ela) Luz a esse Irmão/Irmã neófito. No princípio, Deus criou o Céu e a Terra, e a Terra era úmida e vazia, e a escuridão deleitava-se sobre a face profunda, e o Espírito de Deus movia-se sobre as Águas e falava: Seja feita a Luz! E, recordando com humildade este sublime momento, eu digo: O Irmão/Irmã... terá Luz! Irmão/Irmã MC, dê ao Candidato a Luz!

MC retira a venda, enquanto que a corrente é fechada.

MT: A Corrente da Vida prende você e nós ao Altar da Verdade. Isso continua na eternidade, abraçando tudo o que sempre manteve-se erguido nesse lugar. Talvez você nunca esqueça esse momento em que você primeiro viu a luz no Leste – talvez você nunca esteja certo da prova de valor desse momento, talvez você nunca mais deixe para lamentar com os lóbios abertos os portais do Templo. Irmão/Irmã MC, liberte as amarras. O Irmão/Irmã .......... está agora ligado à corrente por um nó de laço. (Irmãs apertam a mão à corrente).

Todos: Husseh! (aplaudem) Husseh!

MT: Para seus lugares, Irmãos e Irmãs! (Música)

O novo adepto é introduzido, instruído e guiado para seu lugar. Em respeito à ocasião no ângulo Nordeste, ao lado do Mestre do Templo.

ENCERRAMENTO 

MT: Irmã 1ª Sacerdotisa, qualquer um tem algo a dizer para o melhoramento da Fraternidade em geral ou dessa Loja, em particular?

2ª G: Após o convite do amabilíssimo MT, eu pergunto: qualquer um tem algo a dizer para o melhoramento da Fraternidade em geral ou dessa Loja, em particular?

2ª G: Irmã X, Irmão Y, pedem a palavra — ninguém mais relata!

MT: Nós prosseguiremos no fechamento da Loja! A responsabilidade é entregue a mim, ao modo da Obra de Mizraim. (Vocês, minhas Irmãs e Irmãos) e lembro-lhes a prestar atenção ao propósito do Sagrado Símbolo do Tao (ele faz a saudação com o Martelo). Em um momento importante, você recebeu, como o cego nos olhos, o propósito sagrado. Então, você compreende quão sublime o nome de Deus ressoa na essência profunda de si mesmo. O mundo contém gloriosos mistérios no Som do Tao (símbolo). Aquilo que se tornou para você uma lição no altar do Leste será, em essência, transformado em sua existência. Agora você está a caminho de que esse Tao se estenderá por todo o Sagrado Tao ao Altar do Leste, escrevendo a palavra, que foi e não é mais falada por você.

1º G: A responsabilidade me é dada, ao modo das Obras de Mizraim, para libertar vocês, minhas Irmãs e Irmãos, da dor. O que o trabalhador no Templo chama de Humanidade chama de PODEROSO, talvez inspire minha tarefa. Por seus corações se inundarão os corações de outros homens, que transformarão o mundo após a sua imagem no Templo. Seus pensamentos moldarão o que pode unir a criação desse Monumento. Fora de sua Vontade verdadeira o templo poderá ser usado por esse Templo. No coração esse caminho foi então colocado para seu altar do Oriente. Escreva a palavra que tem sido falada para ser venerada.

2ª G: A responsabilidade me é dada, ao modo das Obras de Mizraim, vocês, minhas Irmãs e Irmãos, para chamar ao trabalho. O que o trabalhador nas construções do Templo chama de beleza pode inspirar minha tarefa. Olhe para dentro do mundo que seu coração anima, de quem a inteligência protege os seus pensamentos, de quem a força solar alimenta seus desejos. Tudo isso é uma bela expressão do sublime poder da mente. Receba dentro de você o poder dessa essência e isso deverá trabalhar a parte exterior com beleza, esse que vive dentro. No coração esse caminho foi então colocado para você do Altar Oriental. Escreva a palavra que tem sido falada para você.

MT: Irmão 1º Guardião... porque seu lugar é no Ocidente?

1º G: Da mesma forma que o Sol se põe no Ocidente para o fim do dia, os guardiões da Loja permanecem no Oeste para fechar a Loja ao comando do Mestre. Depois de tudo, Irmãs e Irmãos devem receber suas obrigações.

MT: Irmão 1º Guardião, quais são os trabalhos de aprendiz?

1º G: Da segunda-feira ao meio-dia até a meia-noite do sábado.

MT: Irmã 2ª Guardiã! Que horas são?

2ª G: Exatamente meia-noite!

MT: Irmão 1º Guardião, porque nossos trabalhos estão se concluindo por hoje, eu comando que o feche a Loja (todos levantam-se).

1º G (Levanta-se) 2ª G (Levanta-se)

MC: Minhas Irmãs e Irmãos, em ordem como Iniciados! A Luz que ilumina nosso Templo está oculta para o profano, mas acesa em nossos corações. Saiam, essas luzes... o trabalho está encerrado. Quem sabe não sente medo da escuridão, e, se a escuridão é tão bela como, tão bela como, o provérbio de árabe diz “Atravese na noite para a luz.” Quem tem obediência, a partir desse então convicto de si mesmo. A escuridão só o ilumina. Ajudem-me, Irmãs e Irmãos, a apagar as velas (apagam as velas da compreensão). O homem me termina com a chama.

O 1º Guardião apaga a sala da Resistência: Então assista depois de sua Senda de Vida.

A 2ª Guardiã apaga a sala da Beleza: E guarde isso puro, tão puro quanto as chamas.

MT desce para o 3º degrau do Altar. Irmão 1º Guardião, como funciona uma reunião de Fraternidade?

1º Guardião desce ao 1º degrau: No mesmo nível, amabilíssimo Mestre do Templo.

MT: Irmã 2ª Guardiã, como funciona a ação da Fraternidade?

2ª Guardiã desce ao 2º degrau: Como a linha, amabilíssimo MT.

MT: E, eles partem em ângulo reto. A corrente, minhas Irmãs e Irmãos!

1º G: Então, devemos encontrar a nós mesmos.

2ª G: Então, façamos isso.

Todos: Então, todos desejamos nos reunir novamente.

MT: Pode a benção de A.C.A.W. descançar sobre nós e todos os verdadeiros e honoráveis Irmãs e Irmãos do mundo inteiro. Nós podemos erguer o Templo da Humanidade com eles em Fraternidade e de acordo com as virtudes maçônicas para a Vontade de A.C.A.W... Amém! Então, partilhar e seremos!

Todos: Amém! Então, partilhar e seremos (apertam as mãos). Husseh! (aplaudem).

MT: Então, não nos resta nada mais a fazer, senão guardar nossos utensílios secretamente em silêncio.

Todos: Em segredo!

MT: A Loja está fechada. As Irmãs e Irmãos estão entregues ao Templo de vida do dia a dia e ao rito da iniciação.

Todos fazem o sinal em direção ao Oriente. Terminam e saem silenciosamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ordem Renovada do Templo (ORT)

"De todas as Ordens de Cavalaria, nenhuma teve um destino tão extraordinário quanto os Templários. Nenhuma teve tal influência sobre a direção do mundo." K E. Michelet Muitas são as atuais manifestações de Ordens neo-templárias ou inspiradas no ideal cavalheiresco templário, contando ainda neste cenário muitas outras organizações iniciáticas que alegam serem herdeiras da tradição templária apesar de conterem pouco das práticas cristãs esotéricas. Umas das grandes expoentes deste movimento e grande pioneira nesta missão foi a Ordem Renovada do Templo que surge na década de 60 sob um alegórico fato ocorrido em Grotoferrata - Itália e tem seu Mestre Externo instalado na Cripta de Notre Dame, com uma dupla missão a cumprir: primeiramente permitir ao maior número possível de indivíduos alcançar um certo nível de compreensão do Universo - e do seu próprio Universo - ali encontrar o equilíbrio e a harmonia do seu ser e do seu comportamento, de desenvolver dentro de si...

Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente

“A ti e a aquele que julgue digno, transmitirei a inciação da R+C do Oriente como a recebi no Egito a mais de trinta anos. Papus a recebeu de um místico francês, porém nem Téder, nem os demais membros do Supremo Conselho, jamais a receberam. Nenhum escrito, nenhum vestígio no plano físico, apenas o poder da radiação e a transmissão REAL... Em troca deste dom, nada te será pedido, apenas... o Silêncio.” Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente O altar estava humildemente forrado com uma toalha de linho branco onde à direita estava um grande círio de pura cera de abelha, perceptível pelo doce aroma que exalava, e à esquerda um incensório com um ardente e crepitante carvão que aguardava as resinas. No centro, o Livro Sagrado de capa branca, estampava em dourado um símbolo ladeado pelas letras gregas “Alpha” e “Ômega”. O Irmão Iniciador, um ancião, levantou-se e postou-se ante o altar, fez alguns sinais no ar e uma profunda reverência. Ele trajava uma longa túnica completamente...

Ordem Rosa+Cruz do Oriente

PARTE I – Irmão Sémelas, o revelador dos “Irmãos do Oriente” " A lenda da existência dos Irmãos do Oriente foi divulgada por um S::: I::: de boa fé, de nome Dupré, que a conhecia por meio de uma tradição verbal de outro S::: I::: de origem grega chamada Sémelas. Porém de onde Sémelas extraiu estas informações, desconhecemos." Ir.'. R.A. Dimitri Platón Sémelas Conhecido como o fundador da "Ordem da Liz e da Águia", representante da Ordem Martinista no Egito, membro dos "Irmãos do Oriente" (Frérés d'Orient) do qual foi tido como porta-voz junto com Papus. Nascido no Egito em 1883, Dimitri Platón Sémelas conclui seus estudos de medicina na Universidade de Atenas, começando a praticar ocultismo, sob a orientação de um Irmão cujo nome permanece desconhecido. Retornando ao Egito, Sémelas se casou e teve um filho chamado Platón. Em 1909, no Cairo, conhece um casal, Eugéne Dupré que era funcionário francês a serviço do governo do Egito e sua...