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Quatro Caminhos do Shugendō


Shugendō é uma religião que propõe uma série de atividades de purificação e desenvolvimento para os seus praticantes, conhecidos como shugen. Estas atividades são de cunho místico, mágico, religioso e visa o desenvolvimento de certas capacidades ditas “paranormais”, bem como a purificação e aperfeiçoamento humano. Esta tradição nipônica desenvolveu-se especialmente entre os séculos XII e XIV, entrando em um declínio forçado pelo governo moderno do Japão por volta de 1868-1870 onde foi obrigatório que todas as manifestações religiosas separassem formalmente os conceitos de Kami (divindade da religião Shinto) e Budha (seres iluminados do budhismo), tornando-se portanto proibida a prática do Shugendo, por mesclar estes dois conceitos, em 1872.

A partir da promulgação da chamada Lei da Corporação Religiosa (Shukyo Hojinrei) em 1945, um grande número de grupos praticantes de Shugendo derivados de diversas linhagens tornaram-se independentes das seitas budhistas que, até então, os subsidiava.
Na metade do século XIX a mais importante destas linhagens ficaram bem delineadas: Honza-ha, afilianda ao budhismo Tendai, e Tozan-ha, afiliada ao budhismo Shingon. Uma série de outras linhagens importantes, porém menores, associaram-se dando origem ao culto de uma região particular ficando conhecido como Haguro-ha. Esta região é a das três montanhas Dewa (Dewa Sanzan) atualmente parte da Prefeitura de Yamagata, A tradição Hikosan-ha, centralizou-se na região norte de Kyushu, Nikko e do Monte Hiei. Algumas outras montanhas como o Monte Fuji e Ontake, também constituem centros de práticas dos shugen. Ambas, Honzan-ha e Tozan-ha, centram suas práticas nas montanhas Omine, desde Yoshino até Kumano, e reverenciam especialmente à EN NO OZUNU como seu fundador. Ambas controlam uma série de Templos, grupos e praticantes por todo o Japão.
Heian - Shugendō/Brasil

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