Dentre os Reis de Sabedoria, se destacam aqueles emanados dos Budhas de Sabedoria (Dhyani Budha), guardiões responsáveis pelos quatro pontos cardeais e pelo centro do espaço infinito. São também classificados entre os Protetores do Dharma, que preservam a Jóia do Dharma de ser pervertida ou distorcida, zelando pela fé budista original e subjugando os inimigos da Sabedoria.
Os Reis de Sabedoria possuem lugar de destaque no culto da Escola da Palavra Verdadeira de Budismo Esotérico (Shingon-Shu), especialmente por personificarem mensageiros do Iluminado Cósmico (Dainichi Nyorai) ou aspectos irados da ação iluminada de Budha em sua investida contra os venenos da mente e a ignorância que deturpa.
Dentre os Reis temos Fudo Myoo, que ocupa lugar de destaque no culto popular e importante posição na descrição do Mundo Vajra. Em contraste com as classes dos Budhas e Bodhisatvas, as imagens dos Myoo, como também são conhecidos os Reis de Sabedoria, apresentam faces ferozes e ameaçadores, projetando-se em posturas de ataque aos inimigos da Sabedoria e visando subjugar os estados inferiores da mente.
Apresentam-se embrenhados em uma aura de chama, que de acordo com a visão budista,representa a purificação da mente dos desejos materiais ou a destruição pelo fogo das paixões que perturbam. Todos carregam armas que representam suas atividades, protegendo seus devotos e subjugando a deturpação e a maldade. Dentre os Reis mais cultuados se destacam os Cinco Reis de Sabedoria, mais prevalente inclusive no culto popular. Dentre estes, Fudo Myoo, O Rei Inabalável, está entre os mais venerados no Japão. Este grupo serve como emanações de Dainichi, porém existe outro grupo de Oito Servos dos Bodhisatvas, chamados Hachidai Myoo (Oito Grandes Reis), também cultuados como aspectos irados da mente iluminada.
AEL
Shingon-Shu / Brasil
Comentários
Postar um comentário