Pular para o conteúdo principal

Tradição e autoridade dos sistemas modernos de reiki japonês.

 POR RENAN ROMÃO*

Figura 01: Templo do monte Kurama: local onde Mikao Usui realizou seu retiro.



1.    INTRODUÇÃO
Temos observado nas últimas décadas, especialmente a partir das pesquisas de Frank Arjava Petter, um fenômeno de busca, por parte dos ocidentais, de estilos de reiki de origem japonesa. A busca parece se justificar pelo fato destes estilos possuírem uma ligação mais estreita com a "tradição", ocupando um certo lugar no imaginário dos ocidentais, graças a sua conexão com indivíduos que foram ou são membros da Escola de Reiki Usui. Como esta escola adota uma política de não abertura de candidatura à membros não japoneses, aqueles que tiveram ou têm contato com os ensinamentos desta possuem uma posição privilegiada sobre o método Usui, que acaba lhes conferindo certa “autoridade”. Apesar desta ligação muitos ignoram o fato destes estilos ou sistemas terem sido contemporaneamente fundados no Japão.
A criação atual destes estilos japoneses, dos anos 1990 em diante, por parte de membros e ex-membros da escola fundada por Usui Sensei é, portanto, uma alternativa possível de dar acesso parcial aos ocidentais às técnicas ali empregadas e, em certa medida, perdidas na difusão do Usui Shiki Ryoho Reiki, de Hawayo Takata, o estilo mais popularizado no ocidente, a partir dos EUA. Não são o “método original de Mikao Usui", mas o mais próximo disso que os ocidentais podem ter acesso, por assim dizer.
Três estilos (Gendai Reiki, Jikiden Reiki e Komyo Reiki) se popularizaram a partir deste conhecido "retorno à originalidade", que já é bem conhecido na história das instituições que, em prol de um "resgate da originalidade", acabam fazendo uma série de atualizações e inovações em técnicas, grupos e movimentos mas as encobre sob o título de serem “tradicionais”. Propomos uma descrição e análise de cada um destes estilos, tendo em vista a falta de artigos em português sobre o tema.

2.1 GENDAI REIKI (現代) – Método de Reiki Moderno
O primeiro destes estilos chamado "Gendai Reiki Ho" foi criado pelo Sr. Hiroshi Doi, significa literalmente "Método Moderno de Reiki" e traz em si elementos claros da técnica ensinada na Western Radiance Technique Reiki, EUA, de Barbara Webber, uma das herdeiras de Hawayo Takata, portanto, do Reiki ocidental. Isso se dá porque o Sr. Hiroshi Doi teve como mestra Mieko Mitsui que, por sua vez, estudou com Barbara Ray). Considerando este percurso a “árvore reiki” do Sr. Hiroshi Doi pode ser reconstruída da seguinte maneira:
Mikao Usui Chujiro Hayashi Hawayo Takata Barbara Ray Mieko Mitsui Hiroshi Doi (Estilo de Reiki: Gendai Reiki Ho)
Nota-se em verdade, uma reforma do Reiki de Takata, incluindo técnicas do Reiki de Usui, outros emprestados de outros sistemas de cura e algumas criadas pelo próprio Sr. Hiroshi Doi. Interessante notar que Sr. Doi buscava desenvolver sua própria técnica de cura, tendo estudado diversos sistemas:
Entre os sistemas que ele menciona estão: Respiração Nishino, Cura Shinmeikan, Shinkko SAS, Genikooku Kiko, Cura Cristal, Cura Kihodo, Kiko Hipnótico, Osteopatia, Balanceamento de Energia, Cura Astral, Método de Controle da Mente Silva, Técnica de Vibração Natural, Seikiho, Dokiho, Terapia do Equilíbrio e Trabalho Corporal Multidimensional” (DEACON, 2008)

Em verdade, não difere em seu conteúdo e “sincretismo” de tantas outras técnicas de reiki criadas no ocidente a partir do Reiki de Takata, o Usui Shiki Ryoho, tendo apenas incluído algumas das técnicas do Reiki de Usui, tornando seu estilo recém fundado mais atrativo àqueles que buscam “originalidade”. Como afirma:
"(...) haviam várias escolas, pensava de que maneira poderia incorporar tudo em um único e praticá-los. Depois de um tempo, descobri que haviam duas chaves em comum entre elas que eram cura do corpo e da mente e a elevação da espiritualidade. Sobre esta base eu desenvolvi o Método de Reiki Moderno (Gendai Reiki Ho), como um Reiki prático para a gente moderna".  (DOI,  IYASHI NO GENDAI REIKI HO, 2002).
 O Sr. Hiroshi Doi, entretanto, nunca afirmou estar ensinando o “Reiki Original”, afinal nunca se tornou um Shinpiden da Usui Gakkai (Escola Usui), não possuindo direito de iniciar ou ensinar aquele estilo de Mikao Usui.  A versão específica da Sintonização (Reiju) que utiliza em sua Gendai Reiki Ho é uma criação própria do Sr. Hiroshi Doi, numa tentativa de replicar o Reiju da Usui Gakkai, algo que o Sr. Doi, que não atingiu o Shinpiden, não foi treinado em fazê-lo, apenas supondo.

2.2 KOMYO REIKI KAI (光明)– Reiki “Luz Brilhante”
Este método de reiki, apesar de chamado no ocidente de “tradicional”, foi fundado na contemporaneidade pelo Sr. Hyakuten Inamoto, monge budista da Escola Jodo Shinsu, a partir do treinamento que este recebeu de Chiyoko Yamaguchi, não membro da Usui Gakkai mas treinada por Hayashi, ela foi mãe do fundador do Jikiden Reiki, nos anos 1990. O fundador afirma que:
“Como você sabe, a Sra. Yamaguchi foi minha professora de Reiki, isto é, tivemos uma relação professor / aluno. Tadao era o filho mais novo da professora. Isso é tudo. Quando eu tive o treinamento de Reiki com a Sra. Yamaguchi, Tadao ainda estava praticando outra modalidade de cura chamada “Jorei”. (...) Eu já estava ensinando Komyo Reiki quando Tadao oficialmente criou o Jikiden Reiki no ano 2000. Em outras palavras, nasceu o Komyo Reiki antes de Jikiden Reiki. Para mim, Jikiden, e Tadao são irmãos mais novos meu e do Komyo Reiki.”
Como sua mestra teria o instruiu a não ensinar o método que ela lhe treinara, o Sr. Inamoto criou seu próprio método baseado no dela, como alternativa. Desta maneira sua “árvore reiki” pode ser remontada da seguinte maneira:
Mikao Usui Chujiro Hayashi Wasaburo Sugano Chiyoko Yamaguchi Hyakuten Inamoto.
Assim como outras técnicas de reiki, o Komyo Reiki possui influência de muitos elementos introduzidos por seu fundador, inclusive do método Gendai Reiki Ho, já que o Sr. Inamoto atuou como tradutor de Hisroshi Doi por muitos anos. Ainda se nota influência do modelo de Reiki empregado por Lee Rand (Karuna Reiki) especialmente na forma que realiza a sintonização (Reiju), na divisão em quatro níveis, no ensino do primeiro símbolo apenas a partir do nível 2, bem como a adoção do símbolo DKM que não aprece na metodologia japonesa, ao menos a que temos acesso a partir dos estudantes da Usui Gakkai (DEACON,2008).

A influência de sua confissão budista pode ser notada na prática do “Reiki da Luz Brilhante” (Komyo Reiki) de Inamoto, que apesar de ser da “Escola de Budismo Terra Pura” optou por introduzir práticas próprias do “Budismo Esotérico” em um aceno de “tradicionalização” já que Mikao Usui estava ligado à Escola Tendai de Budismo Esotérico. A introdução de três mudras (gestos simbólicos com as mãos) usados na sintonização, a saber: Jo Sango, Renge Bu Sanmaya e Butsu Sanmaya, tradicionalmente usados no “Goshimbo” (Proteção Quintupla” nos rituais do Budismo Esotérico Shingon e Tendai, bem como a meditação sobre a respiração.
Inamoto enfatiza que o sistema de Reiki que propõe tem como objetivo servir de método de transformação e iluminação pessoal, não se limitando a um método de cura suplementar. Mostra-se, como outros métodos de Reiki, um sincretismo de técnicas modernas de reiki japonês, como Gendai e Jikiden, bem como de sistemas ocidentais de Reiki.

2.3 JIKIDEN REIKI (直伝)–Reiki de Transmissão Direta
O terceiro e último método aqui abordado será o Jikiden Reiki, criado por Tadao Yamaguchi e sua mãe, a Sra. Chiyoko Yamaguchi, mestra do Reiki ensinado por Chujiro Hayashi Sensei. Em verdade, o emprego do nome “Jikiden Reiki” foi tardio por parte da Sra. Yamaguchi, que afirma ensinar integralmente o Reiki de Hayashi, notando-se aqui algumas contradições ao compararmos este método ao método de Takata.

Segundo a Sra. Yamaguchi, esta desconhecia o termo “shinpiden” como sinônimo do terceiro grau de Reiki e também não reconhecia o símbolo DKM como sendo próprio da técnica do Sr. Hayashi, apesar de o diário de Takata, aluna de Hayashi confirmar que aprendera com ele o DKM. Tudo indica que o DKM é uma introdução posterior de Hayashi Sensei ao sistema Reiki, e não tendo a Sra. Yamaguchi estudado diretamente com Hayashi, mas sim com seu tio Sr. Wasaburo Sugano, seu reiki teria sofrido de alterações por este. Temos na “árvore reiki” da Sra. Yamaguchi o seguinte quadro:
Mikao Usui Chujiro Hayashi Wasaburo Sugano Chiyoko Yamaguchi Tadao Yamaguchi
Dentre outras diferenças encontradas no Reiki aprendido pela Sra. Yamaguchi daquele aprendido por Takata Sensei estão:  ligeiras diferenças no traço dos símbolos dos níveis II e III, o ensino do “símbolo de poder” no nível I, nomes diferentes atribuídos aos mesmos símbolos (considerados pelo Jikiden Reiki como “jumon”) e ausência de manuais e certificados. Muito se questiona, neste método de Reiki, a insistência de sua fundadora em omitir seu mestre, Sr. Wasaburo Sugano, de sua linhagem, tanto por ocultar seu nome quanto por querer aproximar-se de Hayashi Sensei de modo a conferir-se maior prestígio.
Uma influência do Reiki ocidental pode ainda ser percebida na divisão do mestrado em duas partes, no ocidente conhecidos como níveis III-A e III-B, herança da Reiki Alliance, não existindo no sistema de Hayashi. No Jikiden Reiki o chamado o Shihan-Kaku (Professor Assistente) só é autorizado a iniciar pessoas no nível I, já o Shihan (Professor) é autorizado a iniciar pessoas nos níveis I e II, já o nível III só pode ser conferido por um Dai Shihan (Professor Sênior), sistema este comparado ao Reido Reiki, outra técnica moderna de Reiki japonês.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como apresentado ao longo do texto, os três sistemas de Reiki mais populares no ocidente como “tradicionais”, ou seja, sinônimo de proximidade com o sistema de Reiki criado por Usui, e ainda hoje ensinado na Usui Gakkai, possuem todos não apenas uma fundação contemporânea recente, pós década de 1990, como receberam todos influências dos sistemas ocidentais de Reiki, especialmente da Reiki Alliance de Barbara Webber. Sua “tradicionalidade” está muito mais fundada em sua origem japonesa que em sua fidelidade aos ensinamentos da Usui Gakkai que, sendo reservada à ocidentais, alimenta o surgimento de sistemas modernos japoneses que atendam a este público ocidental que anseia pela técnica “original”. É curioso que, conforme discutido ao longo do texto, estes sistemas remontem ao Reiki ensinado por Chujiro Hayashi Sensei, ou seja, contendo já suas modificações, portanto também não são necessariamente os ensinados por Mikao Usui.
Ainda é importante assinalar que a busca por um “Reiki tradicional” por aprte dos ocidentais sintonizados no sistema de Hawayo Takata Sensei, o Usui Shiki Ryoho, difundido tanto pela Reiki Alliance quanto por sua neta Phillis Furomoto, dá-se em um contexto de sobreposição entre a “japonicidade” e a “tradicionalidade”, ou seja, quanto mais japonês mais tradicional será o Reiki, e como visto, os sistemas modernos japoneses estão repletos de influências do Reiki ocidental. Como afirma Deacon (2008):
“Parece-me, após anos de pesquisa sobre o Reiki, que a única coisa que Hawayo Takata omitiu de Usui Shiki Ryoho quando a introduziu no Ocidente foi a terminologia japonesa que ela usou para descrever seu conteúdo. Desde então, tem havido muitos acréscimos ao que era um sistema muito simples e claro de Reiki. Seu sistema concentrou-se no aspecto curativo do Reiki, mas não em detrimento do desenvolvimento espiritual pessoal.” (DEACON, 2008)
 Assim sendo, o sistema de Hawayo Takata não difere muito dos sistemas Jikiden, Gendai e Komyo, todos pertencentes à mesma categoria de “variedade do sistema Chujiro de Reiki”, tendo inclusive influenciado seus “irmãos mais novos”.

BIBLIOGRAFIA
DEACON, James. On Gendai, Jikiden, and Komyo: Just how 'traditional' are these 'Japanese Reiki' styles? , 2008. In: https://www.aetw.org/reiki_huh.htm
DOI, Hiroshi.  IYASHI NO GENDAI REIKI HO de Hiroshi  Doi  - publicado em Espanhol pela Editora Uriel - Buenos Aires  - Argentina em 2002.
ELLIS, Richard. Traditional Eastern Reiki Versus Western Reiki. In: http://www.practicalreiki.com/blog/traditional-eastern-reiki-versus-western-reiki/
LUBECK, Walter; PETTER, Frank Arjava; RAND, William Lee. The Spirit of Reiki: From Tradition to the Present Fundamental Lines of Transmission, Original Writings, Mastery, Symbols Treatments, Reiki as a Spiritual Path and Much More. Lotus Press, 2001.
USUI, Mikao; PETTER, Frank Arjava. The Original Reiki Handbook of Dr. Mikao Usui. Lotus Press, 1999.


*Reikiano desde 2001, Mestre no Sistema "Usui Shiki Ryoho" e "Karuna Ki", Shihan no Sistema "Gendai Reiki Ho". É Psicólogo, Pós-graduado em Docência no Ensino Superior, Especialista em Psicologia Analítica, Mestre e Doutorando em Ciências da Religião. Endereço para contato: frater.ael@gmail.com.

Copiar esse texto sem a permissão do autor é Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, sujeito à penas previstas. Por favor, se quiser usar o texto integral ou parcial cite a fonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente

“A ti e a aquele que julgue digno, transmitirei a inciação da R+C do Oriente como a recebi no Egito a mais de trinta anos. Papus a recebeu de um místico francês, porém nem Téder, nem os demais membros do Supremo Conselho, jamais a receberam. Nenhum escrito, nenhum vestígio no plano físico, apenas o poder da radiação e a transmissão REAL... Em troca deste dom, nada te será pedido, apenas... o Silêncio.” Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente O altar estava humildemente forrado com uma toalha de linho branco onde à direita estava um grande círio de pura cera de abelha, perceptível pelo doce aroma que exalava, e à esquerda um incensório com um ardente e crepitante carvão que aguardava as resinas. No centro, o Livro Sagrado de capa branca, estampava em dourado um símbolo ladeado pelas letras gregas “Alpha” e “Ômega”. O Irmão Iniciador, um ancião, levantou-se e postou-se ante o altar, fez alguns sinais no ar e uma profunda reverência. Ele trajava uma longa túnica completamente

Ordem Rosa+Cruz do Oriente

PARTE I – Irmão Sémelas, o revelador dos “Irmãos do Oriente” " A lenda da existência dos Irmãos do Oriente foi divulgada por um S::: I::: de boa fé, de nome Dupré, que a conhecia por meio de uma tradição verbal de outro S::: I::: de origem grega chamada Sémelas. Porém de onde Sémelas extraiu estas informações, desconhecemos." Ir.'. R.A. Dimitri Platón Sémelas Conhecido como o fundador da "Ordem da Liz e da Águia", representante da Ordem Martinista no Egito, membro dos "Irmãos do Oriente" (Frérés d'Orient) do qual foi tido como porta-voz junto com Papus. Nascido no Egito em 1883, Dimitri Platón Sémelas conclui seus estudos de medicina na Universidade de Atenas, começando a praticar ocultismo, sob a orientação de um Irmão cujo nome permanece desconhecido. Retornando ao Egito, Sémelas se casou e teve um filho chamado Platón. Em 1909, no Cairo, conhece um casal, Eugéne Dupré que era funcionário francês a serviço do governo do Egito e sua

Reis de Sabedoria

Os Reis de Sabedoria são aspectos do estado iluminado da mente, descritos desde a literatura hinduísta e incorporados ao Budismo Esotérico. Suas forças hostis e faces em fúria visam a repulsa dos venenos da mente e a manifestação do estado desperto intrínseco aos seres. Representam o poder da fórmula budista em submeter as paixões e emoções nefastas que impedem a mente de viver em sua plenitude de Luz. Dentre os Reis de Sabedoria, se destacam aqueles emanados dos Budhas de Sabedoria (Dhyani Budha), guardiões responsáveis pelos quatro pontos cardeais e pelo centro do espaço infinito. São também classificados entre os Protetores do Dharma, que preservam a Jóia do Dharma de ser pervertida ou distorcida, zelando pela fé budista original e subjugando os inimigos da Sabedoria. Os Reis de Sabedoria possuem lugar de destaque no culto da Escola da Palavra Verdadeira de Budismo Esotérico (Shingon-Shu), especialmente por personificarem mensageiros do Iluminado Cósmico (Dainichi Nyor