Pular para o conteúdo principal

A Venerável Personalidade do Mestre Aurobindo - Por Dr. Jehel

 

Meus queridos irmãos e leitores; com certeza você se lembrará dos detalhes que lhe dei sobre o sábio e venerável Mestre Maharishi, o ATIVO SILENCIOSO da montanha de Arunachala, ou Montanha Sagrada, ou Montanha do Signo Sagrado. Eu já te disse que sua doutrina pessoal, plenamente realizado por ELE e que faz seus discípulos VIVER em esse silêncio ativo em que a busca pelo Eu é percebida. Tão conciso e silencioso é este Venerável Um professor que, apesar de seu grande talento como escritor e poeta da língua Tamil, tem condensou toda a sua doutrina em apenas quarenta quadras, ou seja, 160 versos. Tão bonita trabalho é chamado de "Ulludu Napardu", "Quarenta quartetos sobre o que é". A rota principal do Mestre Maharishi é, então, conhecimento profundo, ou Jnana-Yoga levado ao extremo acuidade. Portanto, o Mestre Maharishi não exige nada de seus discípulos; recomenda-os aquela introspecção profunda, aquela busca eterna do verdadeiro "eu" e os ajuda, silenciosamente, para realizar tal união com o SELF universal, na proporção da sinceridade e realidade do esforço. Seu caminho é tipicamente oriental, verdadeiramente místico, e no Ocidente, apenas seres como Saint-Martin, Jacob Boheme e alguns verdadeiros Rosacruzes mais pode ser comparado, salvo as diferenças inevitáveis. 

Mas o Venerável Mestre AUROBINDO, de quem hoje desejo falar, está, em seu manifestação externa, completamente diferente. Pela sua vida você verá a diferença preparação e aplicação. Embora hoje o Ashram do Venerável AUROBINDO seja localizado no sul de Madras, a poucas horas do Maharishi Ashram, que diferença entre um e outro! Shri Aurobindo Gosh, como era chamado civilmente, foi educado desde os sete anos de idade até vinte e um na Inglaterra; Ele foi um aluno brilhante e em 1892 ganhou a palma da mão de estudos clássicos no King’s College, Cambridge University. Dominar completamente inglês, grego, latim, sânscrito, francês. Basta dizer, para entender em que medida o gênio dos franceses domina, que até escreveu comentários sobre sonetos do poeta Mallarmé. Ele é considerado o autor contemporâneo que mais manuseia Pureza e precisão inglesas, o que é notável para um hindu. 

Foi por doze anos colaborador do jovem Maharaja de Baroda, em cujo domínios, localizados ao norte de Bombaim, ocuparam vários cargos, desde o secretário daquele Maharaja ao Vice-Reitor da Universidade. Lá em Baroda de 1893 a 1906 estudou várias línguas e todos os clássicos da Índia, sendo reconhecido como um dos autoridades superiores em tais assuntos. Desde 1902, ele teve uma profunda influência em seu país, e em 1923 entrou mais diretamente na esfera pública e política, ativando o Renascimento nacional de Bengala, de onde se origina. Ele editou vários jornais que eles tiveram grande influência na opinião pública na Índia. Embora detido vários às vezes, ele sempre foi absolvido; mas em 1908 e 1909 ele passou um ano ou mais solitário em prisão e parece que foi esse o momento que serviu de base para sua transformação de Mestre Espiritual. Diz-se que, no julgamento com que terminou aquele longo processo, seu grau de a espiritualização estava tão alta que ele não viu mais juízes, soldados ou advogados, mas somente seres criados à imagem e semelhança de Deus. Depois disso, ele se aposentou na Índia francesa, abandonando todas as atividades públicas ou política, e se dedicou totalmente à vida espiritual. Embora ele não busque discípulos, seu grande autoridade aumenta continuamente aqueles que vêm solicitar seu endereço firme e sábio.
Suas obras são numerosas, todas escritas em inglês; deles apenas um foi encontrado traduzido para o francês, com o título "Apercue de Pensées" Mas seu trabalho básico, no qual ele entrega completamente seu pensamento ao seu discípulos e que resume o seu caminho, é o seu livro “A Mãe” (A Mãe). Nesse trabalho ele ensina que a única forma de realização real e sintética é uma entrega total de si mesmo ao Divino, à Mãe, à Providência. É curioso, para nós, Martinistas, ver o que é EXATAMENTE o que Papus ensinou, conforme recebeu de seu Mestre MESTRE. 
Mas como AMO, o mestre AUROBINDO também diz que nada é obtido com uma entrega teórica e puramente de aceitação intelectual. você tem que fazer isso através de uma entrega prática, diária e detalhada, ou seja, que cada ato, cada pensamento, cada gesto, seja feito com reflexão e decisão de seguir o impulso providencial, sem reservas ou hesitações. Na Índia, este é o verdadeiro Karma-Yoga, ou ação natural e desinteressado. No Ocidente, chamamos isso de “dar vida ao serviço”. O venerável AUROBINDO diz em seu livro "A Mãe": "Seja a sua submissão e sua sinceridade, real e absoluta. Se você se render ao Divino, entregue-se completamente, sem exigências ou condições, sem reservas, para que tudo em você pertença ao Mãe Divina sem deixar nada para trás seu ego e sem se render a outros poderes ”.
O venerável Mestre AUROBINDO exige que seus discípulos cultivem um controle contínuo de todos os seus atos, com uma eficácia verdadeiramente cabalística, com uma metodologia rigorosa e científica. Ele diz que você deve cuidar do seu corpo, inteligência, sentimento, vontade e não fuja de qualquer possibilidade. PORQUE TODOS ELES SÃO MARAVILHOSOS INSTRUMENTOS que podemos e DEVEMOS por ao SERVIÇO da Mãe, da Providência, do Divino, procurando ansiosamente sentir e compreender Seus desígnios e seguindo-os APESAR DE TODOS. Portanto, seu ensino é uma verdadeira ponte entre as práticas tipicamente observada na Índia, feita geralmente em certo sentido, de renúncia inicial de muitas coisas, e o ensino do Ocidente, no qual o sentido ou direção dada ao espírito parece ser considerado fundamental, sendo progressivamente seguido pela renúncia como consequência que Karma-Yoga, isto é, Ação desinteressada, o verdadeiro a consagração ao serviço, trará necessária e naturalmente. Claro, o Venerável Mestre AUROBINDO não nega qualquer um dos ensinamentos de outros Mestres da Índia, pelo contrário, ele freqüentemente envia discípulos seus a vários Mestres, como o Maharishi, Sivananda e outros, quando Parece que o discípulo precisa aperfeiçoar algum Yoga ou forma especial com um Mestre que ele o possui perfeitamente. É o que fazemos no Ocidente também NAS ESCOLAS REAIS INITIATIC, como o Martinismo, em que vemos um Papus com três Mestres: Um Espiritual (Mestre - tipo Maharishi, Aurobindo). Um Intelectual (Saint Ives d’Alveydre - tipo Aurobindo) Um da prática (Peter Davidson - tipo Sivananda). E se você me permitir fazer comparações e ousar aparecer para julgar Seres que, TODOS ELES estão tão acima da minha pobre personalidade, é porque, pelo menos, EU SEI COM CERTEZA de que o caminho é esse; a União. A colaboração é a regra, tanto entre Mestres, como entre Mestres e discípulos, como entre discípulos e escolas. De Que todo aquele que se recusa a aderir, a colaborar, a coesão, está fora do via sábio ou sagrado pode parecer. Essa é a lição prática que a Vida do Venerável Mestres do Oriente e do Ocidente sempre nos colocam sob seus olhos.
Meus queridos leitores também não devem acreditar que um Mestre Místico, como o Venerável Maharishi ou Mestre Mestre, sejam seres que apenas rezam ou pensam. Sim, bem é verdade que seu CAMINHO especial é a meditação, e eles levam seus pensamentos a uma concentração e altura da qual dificilmente podemos ter uma ideia, também é verdade que é a cultura é prodigiosa; é suficiente verificar que o próprio Maharishi diz que o caminho é "retornar encontrar e possuir todo o CONHECIMENTO dos Rishis primitivos ”, compreender que não se deve acreditar que sua elevação se deve a algumas respirações ou meditações. Todos os Mestres seguiram o mesmo Caminho de Preparação: SABER, ou seja, reunir as bases de uma compreensão intelectual, de um conhecimento imenso, capaz de servir de base para um QUER bem orientado e liderado no sentido de preparar o CORPO, ALMA e ESPÍRITO para a conquista dessa LUZ INTERNA, parte da realização de que em O Ocidente está oculto sob a palavra OSAR. Concluída esta etapa, o DESEJO, OUSADA E O SILÊNCIO manifestam-se como exteriorização do sintético e do real SABENDO que eles então representam, e cada Mestre escolha o Caminho que melhor se adapta à sua Venerável Personalidade, para guiar com mais facilmente para discípulos que têm ANALOGIA com sua própria modulação, que é própria Relâmpago, como se costuma dizer na Índia. Não é sem razão que comecei estes artigos sobre os Veneráveis Mestre personalidades com o Maharishi, depois com o Mestre, agora com Aurobindo.
Eu sigo um caminho perfeitamente planejado, porque no próximo artigo eu desejo falar sobre Papus, considerando-os como representantes do Quaternário, o Realizador de os Caminhos Superiores manifestados pelos Três Mestres, dos quais já falei a você e quais são, provavelmente os Três acima Dele. Teríamos assim uma cruz muito curiosa:



Como Raios de Luz emanando desta Luz Radiante, outros Mestres, que vão da sublime Devoção à Suprema Intelectualidade, do Yoga Corporal e do Magia prática, mesmo a mais pura Teurgia, compõe a maravilhosa Aura do Corpo Invisível das Ordens às quais cada um de nós está entrelaçado nessa trígona progressão que, sem mais comentários, resumirei assim: 

- GRUPO INDEPENDENTE DE ESTUDOS ESOTÉRICOS (teoria elementar). 

- ORDEM MARTINISTA DA AMÉRICA DO SUL (Teoria superior e prática, oriental e ocidental, das correntes que nelas se entrelaçam). 

- ORDEM KABALÍSTICA DA ROSA CRUZ (Síntese). 

Que o Caminho seja alcançável para você, são meus votos fraternos.

Irmão Jehel SI, R+C

Tradução realizada por renanlescanoromao@gmail.com, Direitos Autorais sobre a tradução reservados ©.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente

“A ti e a aquele que julgue digno, transmitirei a inciação da R+C do Oriente como a recebi no Egito a mais de trinta anos. Papus a recebeu de um místico francês, porém nem Téder, nem os demais membros do Supremo Conselho, jamais a receberam. Nenhum escrito, nenhum vestígio no plano físico, apenas o poder da radiação e a transmissão REAL... Em troca deste dom, nada te será pedido, apenas... o Silêncio.” Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente O altar estava humildemente forrado com uma toalha de linho branco onde à direita estava um grande círio de pura cera de abelha, perceptível pelo doce aroma que exalava, e à esquerda um incensório com um ardente e crepitante carvão que aguardava as resinas. No centro, o Livro Sagrado de capa branca, estampava em dourado um símbolo ladeado pelas letras gregas “Alpha” e “Ômega”. O Irmão Iniciador, um ancião, levantou-se e postou-se ante o altar, fez alguns sinais no ar e uma profunda reverência. Ele trajava uma longa túnica completamente

Ordem Rosa+Cruz do Oriente

PARTE I – Irmão Sémelas, o revelador dos “Irmãos do Oriente” " A lenda da existência dos Irmãos do Oriente foi divulgada por um S::: I::: de boa fé, de nome Dupré, que a conhecia por meio de uma tradição verbal de outro S::: I::: de origem grega chamada Sémelas. Porém de onde Sémelas extraiu estas informações, desconhecemos." Ir.'. R.A. Dimitri Platón Sémelas Conhecido como o fundador da "Ordem da Liz e da Águia", representante da Ordem Martinista no Egito, membro dos "Irmãos do Oriente" (Frérés d'Orient) do qual foi tido como porta-voz junto com Papus. Nascido no Egito em 1883, Dimitri Platón Sémelas conclui seus estudos de medicina na Universidade de Atenas, começando a praticar ocultismo, sob a orientação de um Irmão cujo nome permanece desconhecido. Retornando ao Egito, Sémelas se casou e teve um filho chamado Platón. Em 1909, no Cairo, conhece um casal, Eugéne Dupré que era funcionário francês a serviço do governo do Egito e sua

Reis de Sabedoria

Os Reis de Sabedoria são aspectos do estado iluminado da mente, descritos desde a literatura hinduísta e incorporados ao Budismo Esotérico. Suas forças hostis e faces em fúria visam a repulsa dos venenos da mente e a manifestação do estado desperto intrínseco aos seres. Representam o poder da fórmula budista em submeter as paixões e emoções nefastas que impedem a mente de viver em sua plenitude de Luz. Dentre os Reis de Sabedoria, se destacam aqueles emanados dos Budhas de Sabedoria (Dhyani Budha), guardiões responsáveis pelos quatro pontos cardeais e pelo centro do espaço infinito. São também classificados entre os Protetores do Dharma, que preservam a Jóia do Dharma de ser pervertida ou distorcida, zelando pela fé budista original e subjugando os inimigos da Sabedoria. Os Reis de Sabedoria possuem lugar de destaque no culto da Escola da Palavra Verdadeira de Budismo Esotérico (Shingon-Shu), especialmente por personificarem mensageiros do Iluminado Cósmico (Dainichi Nyor