Pular para o conteúdo principal

Orden do Templo da Rosa Cruz por Phileas del Montesexto

 Enquanto na América Max Heindel fundou a Fraternidade Rosacruz, em Londres nasceu a "Ordem do Templo Rosacruz" (1912), uma iniciativa teosófica promovida pela arquiteta americana Mary Russak, inicialmente apoiada por Annie Besant (presidente da Sociedade Teosófica). e James Wedgwood (Bispo da Igreja Católica Liberal), todos membros da Ordem co-maçônica. Sob o lema "Lux Veritatis", a OTRC organizou uma estrutura iniciática com três graus de progressão, semelhantes aos da Maçonaria: Neófito, Peregrino e Mestre, embora alguns anos após a sua fundação Russak promovesse a aceitação do sistema de nove graus .concebido pelo Rosacruz Dourada e adotado pela Golden Dawn inglesa: Zelator, Theoricus, Practicus, Philosophus, Adeptus Minor, Adeptus Major, Adeptus Exemptis, Magister Templi e Magus. 

A organização estudava e praticava magia cerimonial, seguramente influenciada pela Golden Dawn, e dedicava-se à investigação "dos Mistérios, Rosacrucianismo, Cabala, Astrologia, Maçonaria, Simbolismo, Cerimonial Cristão, Tradições Místicas e Ocultas do Ocidente", confiando em qual tal trabalho "serve como uma preliminar para a restauração dos Mistérios desaparecidos da Europa com o declínio de Roma". (23) Na revista “Sophia” de junho de 1912 foi noticiado que “o Conselho da Ordem é formado por 12 Irmãos profundamente interessados ​​em tudo que se refere ao Ocultismo Cerimonial e aos Mistérios Arcaicos, e que esperam formar um instrumento útil, sob a inspiração do Mestre Rákóczi, ressuscitar os Antigos Mistérios e preparar a chegada do Instrutor do Mundo”. (24)

Embora sua vida tenha sido curta (de 1912 a 1918), a OTRC foi bem recebida nos círculos teosóficos e co-maçônicos. Além do Alto Templo de Londres, grandes templos foram fundados na Índia (Adyar), na Escócia (Edimburgo), nos Estados Unidos (Krotona) e na Holanda (Haia), com núcleos também estabelecidos na França, Bélgica , e Noruega. 

Os rituais OTRC foram escritos por Marie Russak e Annie Besant, que afirmavam ter sido inspiradas por certas indicações dadas metafisicamente pelo Conde de Saint Germain. Uma das características desse ritual era o acendimento de velas por cada um dos Instrutores do Mundo: Vyasa, Hermes (Thoth), Zoroastro, Orfeu, Buda, Krishna e Cristo.


O caos causado na Europa pela Primeira Guerra Mundial interrompeu o trabalho da Ordem e não pôde mais ser restaurado, principalmente devido à feroz oposição de Charles Leadbeater a esta iniciativa (25). Antes da dissolução, Annie Besant prometeu a Marie Russak que "a atividade Rosacruz do OTRC florescerá novamente quando os tempos forem adequados", embora isso nunca tenha acontecido, pois nos anos seguintes a Sociedade Teosófica concentrou-se totalmente em proclamar Krishnamurti como o novo messias e na promoção de outras organizações auxiliares como a Igreja Católica Liberal, a Co-Maçonaria e a Ordem da Estrela, bem como a implementação de um ritual mais "aberto" a todos, criado por Jinarajadasa e conhecido como o "Ritual da Estrela Mística ”.

Desiludido com o pouco apoio obtido dentro da Sociedade Teosófica, Russak contatou Harvey Spencer Lewis na Califórnia, que naqueles dias lançava as bases da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC) e uniu forças com ele para a elaboração dos rituais e práticas internas desta nova organização. As fotografias sobreviventes do templo OTRC mostram-nos uma decoração egípcia (bastante nova nos campos ritualísticos rosacruzes), onde aparecem elementos relacionados com a Ordem da Estrela e retratos dos Mahatmas (particularmente Rákóczi e Maitreya).


Embora a Ordem AMORC nunca tenha admitido oficialmente a participação ativa de Russak, podemos encontrar muitas coincidências e várias referências positivas sobre ela nas publicações da Ordem: "Marie Russak (...) interessa-se pela verdadeira Ordem [e é uma pessoa justa], honesta e verdadeiro”. (26) Por outro lado, as múltiplas referências que a Ordem AMORC faz a Kout-Houmi, (um Mahatma da tradição trans-Himalaia) como "hierofante dos Rosacruzes" não parecem concordar muito com a origem européia de a organização assegurada por seu fundador, Harvey Spencer Lewis, então podemos supor que a fonte dessa conexão foi a própria Marie Russak, que já havia estado em contato com o Mestre KH.



A primeira guerra e a influência desastrosa de Leadbeater (que queria cuidar de todos os rituais dentro da ST) levaram a OTRC à sua dissolução, por volta de 1918. Houve ainda outro ritual Rosacruz nos moldes da ST, em que o filho de Besant , mas não há informações sobre isso. A propósito, o grupo fundado após a dissolução do OTRC foi chamado de "Corona Fellowship of Rosacrucians".

Fotografias de um Templo OTRC e do chamado Ritual Crotona, do Arquivo de Salamanca.

Fonte: Phileas del Montesexto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente

“A ti e a aquele que julgue digno, transmitirei a inciação da R+C do Oriente como a recebi no Egito a mais de trinta anos. Papus a recebeu de um místico francês, porém nem Téder, nem os demais membros do Supremo Conselho, jamais a receberam. Nenhum escrito, nenhum vestígio no plano físico, apenas o poder da radiação e a transmissão REAL... Em troca deste dom, nada te será pedido, apenas... o Silêncio.” Transmissão da Rosa+Cruz do Oriente O altar estava humildemente forrado com uma toalha de linho branco onde à direita estava um grande círio de pura cera de abelha, perceptível pelo doce aroma que exalava, e à esquerda um incensório com um ardente e crepitante carvão que aguardava as resinas. No centro, o Livro Sagrado de capa branca, estampava em dourado um símbolo ladeado pelas letras gregas “Alpha” e “Ômega”. O Irmão Iniciador, um ancião, levantou-se e postou-se ante o altar, fez alguns sinais no ar e uma profunda reverência. Ele trajava uma longa túnica completamente

Ordem Rosa+Cruz do Oriente

PARTE I – Irmão Sémelas, o revelador dos “Irmãos do Oriente” " A lenda da existência dos Irmãos do Oriente foi divulgada por um S::: I::: de boa fé, de nome Dupré, que a conhecia por meio de uma tradição verbal de outro S::: I::: de origem grega chamada Sémelas. Porém de onde Sémelas extraiu estas informações, desconhecemos." Ir.'. R.A. Dimitri Platón Sémelas Conhecido como o fundador da "Ordem da Liz e da Águia", representante da Ordem Martinista no Egito, membro dos "Irmãos do Oriente" (Frérés d'Orient) do qual foi tido como porta-voz junto com Papus. Nascido no Egito em 1883, Dimitri Platón Sémelas conclui seus estudos de medicina na Universidade de Atenas, começando a praticar ocultismo, sob a orientação de um Irmão cujo nome permanece desconhecido. Retornando ao Egito, Sémelas se casou e teve um filho chamado Platón. Em 1909, no Cairo, conhece um casal, Eugéne Dupré que era funcionário francês a serviço do governo do Egito e sua

Reis de Sabedoria

Os Reis de Sabedoria são aspectos do estado iluminado da mente, descritos desde a literatura hinduísta e incorporados ao Budismo Esotérico. Suas forças hostis e faces em fúria visam a repulsa dos venenos da mente e a manifestação do estado desperto intrínseco aos seres. Representam o poder da fórmula budista em submeter as paixões e emoções nefastas que impedem a mente de viver em sua plenitude de Luz. Dentre os Reis de Sabedoria, se destacam aqueles emanados dos Budhas de Sabedoria (Dhyani Budha), guardiões responsáveis pelos quatro pontos cardeais e pelo centro do espaço infinito. São também classificados entre os Protetores do Dharma, que preservam a Jóia do Dharma de ser pervertida ou distorcida, zelando pela fé budista original e subjugando os inimigos da Sabedoria. Os Reis de Sabedoria possuem lugar de destaque no culto da Escola da Palavra Verdadeira de Budismo Esotérico (Shingon-Shu), especialmente por personificarem mensageiros do Iluminado Cósmico (Dainichi Nyor