Enquanto na América Max Heindel fundou a Fraternidade Rosacruz, em Londres nasceu a "Ordem do Templo Rosacruz" (1912), uma iniciativa teosófica promovida pela arquiteta americana Mary Russak, inicialmente apoiada por Annie Besant (presidente da Sociedade Teosófica). e James Wedgwood (Bispo da Igreja Católica Liberal), todos membros da Ordem co-maçônica. Sob o lema "Lux Veritatis", a OTRC organizou uma estrutura iniciática com três graus de progressão, semelhantes aos da Maçonaria: Neófito, Peregrino e Mestre, embora alguns anos após a sua fundação Russak promovesse a aceitação do sistema de nove graus .concebido pelo Rosacruz Dourada e adotado pela Golden Dawn inglesa: Zelator, Theoricus, Practicus, Philosophus, Adeptus Minor, Adeptus Major, Adeptus Exemptis, Magister Templi e Magus.
A organização estudava e praticava magia cerimonial, seguramente influenciada pela Golden Dawn, e dedicava-se à investigação "dos Mistérios, Rosacrucianismo, Cabala, Astrologia, Maçonaria, Simbolismo, Cerimonial Cristão, Tradições Místicas e Ocultas do Ocidente", confiando em qual tal trabalho "serve como uma preliminar para a restauração dos Mistérios desaparecidos da Europa com o declínio de Roma". (23) Na revista “Sophia” de junho de 1912 foi noticiado que “o Conselho da Ordem é formado por 12 Irmãos profundamente interessados em tudo que se refere ao Ocultismo Cerimonial e aos Mistérios Arcaicos, e que esperam formar um instrumento útil, sob a inspiração do Mestre Rákóczi, ressuscitar os Antigos Mistérios e preparar a chegada do Instrutor do Mundo”. (24)
Embora sua vida tenha sido curta (de 1912 a 1918), a OTRC foi bem recebida nos círculos teosóficos e co-maçônicos. Além do Alto Templo de Londres, grandes templos foram fundados na Índia (Adyar), na Escócia (Edimburgo), nos Estados Unidos (Krotona) e na Holanda (Haia), com núcleos também estabelecidos na França, Bélgica , e Noruega.
Os rituais OTRC foram escritos por Marie Russak e Annie Besant, que afirmavam ter sido inspiradas por certas indicações dadas metafisicamente pelo Conde de Saint Germain. Uma das características desse ritual era o acendimento de velas por cada um dos Instrutores do Mundo: Vyasa, Hermes (Thoth), Zoroastro, Orfeu, Buda, Krishna e Cristo.
O caos causado na Europa pela Primeira Guerra Mundial interrompeu o trabalho da Ordem e não pôde mais ser restaurado, principalmente devido à feroz oposição de Charles Leadbeater a esta iniciativa (25). Antes da dissolução, Annie Besant prometeu a Marie Russak que "a atividade Rosacruz do OTRC florescerá novamente quando os tempos forem adequados", embora isso nunca tenha acontecido, pois nos anos seguintes a Sociedade Teosófica concentrou-se totalmente em proclamar Krishnamurti como o novo messias e na promoção de outras organizações auxiliares como a Igreja Católica Liberal, a Co-Maçonaria e a Ordem da Estrela, bem como a implementação de um ritual mais "aberto" a todos, criado por Jinarajadasa e conhecido como o "Ritual da Estrela Mística ”.
Desiludido com o pouco apoio obtido dentro da Sociedade Teosófica, Russak contatou Harvey Spencer Lewis na Califórnia, que naqueles dias lançava as bases da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC) e uniu forças com ele para a elaboração dos rituais e práticas internas desta nova organização. As fotografias sobreviventes do templo OTRC mostram-nos uma decoração egípcia (bastante nova nos campos ritualísticos rosacruzes), onde aparecem elementos relacionados com a Ordem da Estrela e retratos dos Mahatmas (particularmente Rákóczi e Maitreya).
Embora a Ordem AMORC nunca tenha admitido oficialmente a participação ativa de Russak, podemos encontrar muitas coincidências e várias referências positivas sobre ela nas publicações da Ordem: "Marie Russak (...) interessa-se pela verdadeira Ordem [e é uma pessoa justa], honesta e verdadeiro”. (26) Por outro lado, as múltiplas referências que a Ordem AMORC faz a Kout-Houmi, (um Mahatma da tradição trans-Himalaia) como "hierofante dos Rosacruzes" não parecem concordar muito com a origem européia de a organização assegurada por seu fundador, Harvey Spencer Lewis, então podemos supor que a fonte dessa conexão foi a própria Marie Russak, que já havia estado em contato com o Mestre KH.
A primeira guerra e a influência desastrosa de Leadbeater (que queria cuidar de todos os rituais dentro da ST) levaram a OTRC à sua dissolução, por volta de 1918. Houve ainda outro ritual Rosacruz nos moldes da ST, em que o filho de Besant , mas não há informações sobre isso. A propósito, o grupo fundado após a dissolução do OTRC foi chamado de "Corona Fellowship of Rosacrucians".
Fotografias de um Templo OTRC e do chamado Ritual Crotona, do Arquivo de Salamanca.
Fonte: Phileas del Montesexto.
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