O Martinismo tem suas raízes nos ensinamentos de Martines de Pasqually, que fundou a Ordem dos Sacerdotes Eleitos Coëns do Universo no século XVIII, com uma abordagem teúrgica e ritualística. Louis-Claude de Saint-Martin, discípulo de Pasqually, desenvolveu uma vertente mais filosófica e mística, enfatizando a reintegração do homem ao estado original de pureza e luz divina. Essa corrente é conhecida como Martinismo de Saint-Martin.
Na França, no final do século XIX, Gérard Encausse, conhecido como Papus, fundou a Ordem Martinista, estruturando-a em graus iniciáticos e incorporando elementos da Maçonaria Egípcia e da Igreja Gnóstica. Essa vertente é chamada de Martinismo Papusiano.
A OMCC se distingue por sua linhagem iniciática, que remonta ao príncipe Kourakine, que recebeu Nicolas Novikov, uma figura central na Maçonaria e na Rosa-Cruz da Rússia. Além disso, a ordem é depositária de várias filiações, incluindo a de Papus, Lagrèze e a Martinista Russa de Robert Ambelain, todas com raízes em Nicolas Novikov.
A OMCC adota uma abordagem espiritual e intelectual, enfatizando a busca pela verdade interior e a reintegração do ser humano ao divino. A ordem é orientada por um colégio chamado Grande Loja Internacional dos Cavaleiros Verdes, fundado por Armand Toussaint, que também conduz o trabalho de várias estruturas tradicionais próximas à OMCC, incluindo a Igreja Apostólica Rosacruz e a Ordem dos Cavaleiros Maçons Elus Coëns do Universo.
Armand Toussaint foi vice-imperador da FAR+C e membro de diversas Igrejas Gnósticas. Ele conduziu uma linhagem do Martinismo Russo, que posteriormente fundiu com sua linha da Ordem de São Miguel (Ordre Mickaelite), dando origem à OMCC. O atual 59º imperador da FAR+C, Philippus Laurentius, transmitiu diversas linhas a Armand Toussaint e, reciprocamente, Toussaint transmitiu todas as suas linhas e conhecimentos a Laurentius.
Uma excelente visão geral sobre esse tema pode ser encontrada em um artigo da CIREM, L’esprit des choses (nº 3, 2008), um grupo de estudo dedicado ao Martinismo, iniciativa, entre outros, do Dr. Wilson. Esse grupo também mantém estreita relação com o CIRCES, voltado ao estudo dos Templários, iniciativa, por exemplo, de Raymond Bernard.
Texto compilado e adaptado por Frater A.E.L. M∴M∴ S∵I∴L∵I∴ Ch† R✛C XII°




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